O que é Business Process Outsourcing (BPO) e quais as vantagens para as marcas?

Business Process Outsourcing (BPO)

Com o crescimento dos negócios, sobretudo online, o BPO em Portugal foi cada vez mais difundido entre as empresas. Afinal, a redução de custos ou a melhoria dos serviços são apenas duas das muitas vantagens deste serviço.

Apesar de ser muito utilizado na atualidade, a grande verdade é que poucos são aqueles que sabem realmente do que se trata. Além disso, os seus benefícios ainda são desconhecidos para muitos, impedindo que os seus negócios cresçam e melhorem.

Afinal, o que é o Business Process Outsourcing? Para que serve? Quais são as suas vantagens? Nós explicamos-lhe neste artigo.

BPO: o que é?

BPO (Business Process Outsourcing), , em termos práticos, refere-se aos procedimentos que uma empresa adota quando contrata outra para realizar atividades numa determinada área de importância para o negócio.

Como funciona o Business Process Outsourcing?

O principal aspeto é poder contar com a ajuda profissional de uma empresa de outsourcing, que irá tratar de processos e recursos, enquanto a gestão se foca na sua atividade principal. No caso das lojas online, o mais comum é a contratação de, por exemplo, serviços de apoio ao cliente ou a criação e a manutenção da infraestrutura de e-commerce.

3 vantagens do BPO

Quando se fala em soluções de BPO, uma das principais questões que se coloca é: que vantagens tem para as empresas?

O outsourcing  dos Processos de Negócio é importante para, por exemplo, tornar as empresas competitivas para o mercado onde opera. Contudo, os especialistas do estudo destacam a importância de ter um plano estratégico bem definido.

Nesse sentido, esta pode ser a alternativa perfeita para quem procura:

1. Otimização do tempo

Assim que a empresa recorre a um BPO, os colaboradores passam a ter mais tempo para se dedicarem às atividades principais. Como consequência, a produtividade aumenta e a qualidade do trabalho melhora.

2. Diminuição dos gastos

Para que se possa diminuir os gastos fixos com colaboradores,o outsourcing dos processos de negócio acaba por ser a alternativa ideal. Porquê? Porque os custos fixos são substituídos por gastos que variam de acordo com o volume de trabalho, que são pagos mensalmente.

3. Conhecimentos específicos

Quando se recorre a uma empresa de BPO, é possível contar com profissionais especializados e com experiência nos processos. Em outras palavras, isto significa que as tarefas que delegar estarão em mãos qualificadas, que se comprometem a realizar os procedimentos com qualidade e eficiência.

É possível recorrer a uma empresa de BPO para contact center?

Antes de mais, convém explicar as diferenças entre call center e contact center. O primeiro, baseia-se no canal telefónico para a sua comunicação, com a receção e/ou a realização de chamadas. Já no segundo caso, são responsáveis por gerir as comunicações em múltiplos canais, tais como SMS, redes sociais ou email, podendo ou não incluir a gestão de chamadas telefónicas.

Posto isto, está na altura de responder à questão colocada. Sim, é possível recorrer a uma empresa para a Terceirização dos Processos de Negócio na área do contact center. Contudo, deverá prestar atenção aos seguintes pontos:

  • A empresa deve ter conhecimento e competência na área de atuação;
  • Capacidade de dar consultoria para a implementação dos projetos;
  • Ter os valores alinhados com os da sua empresa.

Precisa de ajuda?

Em primeiro lugar, é crucial identificar o público-alvo e o produto/serviço da sua empresa. Depois, deve procurar o modelo de atendimento ao cliente mais adequado, assim como os canais mais eficazes para a sua realidade.

Ciente do que a sua empresa precisa, está então na altura de procurar as respostas que precisa. Nesse sentido, poderá contar com a Leverage. Nossa soluções de contact center irão apoiá-lo desde o atendimento ao Cliente às televendas, passando ainda por inquéritos ou geração de leads B2B, contando com profissionais capazes de dar resposta a qualquer desafio.

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