O que são as televendas?
Em termos simples, as televendas consistem na venda de produtos ou serviços aos clientes através do telefone ou canais digitais e estão, por norma, integradas no tão bem conhecido contact center.
Os nossos operadores de televendas no contact center tem como função contactar não só potenciais clientes (prospects), mas também têm experiência e know-how para trabalhar carteiras de clientes já existentes, com o intuito de promover a venda de produtos e serviços e/ ou de fidelizá-los.
Para além de permitir que o cliente concretize a compra durante a chamada, os nossos operadores de televendas conseguem guiar o consumidor desde a escolha dos serviços que melhor o satisfaçam até à realização do pagamento, conseguindo a empresa, deste modo, não só concretizar vendas, como também fomentar uma cultura de maior proximidade com o cliente.
Existe quem confunda televendas com telemarketing, serviço também oferecido pela Leverage, mas é importante sublinhar que, apesar de ambos os conceitos implicarem a utilização do telefone e ou canais digitais para a concretização de uma venda, são muitas as diferenças entre eles.
Por exemplo, quando um operador de televendas contacta um cliente ou é contactado por ele, o objetivo é a conversão da oportunidade em uma venda, transformado o prospect em cliente ou gerando reincidência na compra por um cliente existente.
Já no telemarketing, a finalidade não é a concretização da venda durante o telefonema, mas sim gerar interesse sobre os produtos da empresa, produzindo leads comerciais de qualidade. Caso o interlocutor demonstre interesse e queira adquirir o produto, o operador de telemarketing irá transferir a chamada para um operador de televendas.
Assim, de forma sintética, podemos dizer que as televendas estão diretamente ligadas ao setor de vendas da organização, enquanto o telemarketing está ligado ao setor publicitário.
Diferenças entre Televendas
e Telemarketing
Televendas Ativas vs. Televendas Recetivas
As televendas podem ser concretizadas através do contacto do operador para o cliente – outbound – ou através do contacto do cliente para o contact center – inbound.
À primeira situação dá-se o nome de “televendas ativas”, e pressupõe a existência de uma lista de leads comerciais de clientes novos ou existentes, enquanto à segunda se dá o nome de “televendas recetivas”.
No caso das televendas ativas, é exigido ao operador que tenha passado por uma formação específica onde, entre outras competências, irá trabalhar sua capacidade de persuasão e contorno ao comportamento hostil.
No caso das televendas recetivas – aquelas nas quais o cliente liga para a empresa –o operador deve estar preparado para classificar o interlocutor como prospect pronto para realizar a compra ou como prospect que poderá concluir a compra com persuasão suficiente.
Assim, em ambos os casos, o operador deve demonstrar entusiasmo pelo contacto e encaminhar o cliente, através da apresentação dos benefícios do produto/serviço no qual é manifestado o interesse, até a conclusão da compra e respetiva conclusão da lead.
Vantagens das Televendas
A Leverage tem uma equipa com vocação comercial, motivada e fortemente orientada para resultados que poderá ajudar a sua empresa a usufruir das diversas vantagens de realizar vendas através do canal telefónico:
Entre em contacto connosco e poderemos discutir a melhor estratégia de televendas para a sua empresa.